- Instale o fogão longe das correntes de ar.
- Programe o horário das refeições. Evite reaquecer os alimentos.
- Só acenda o gás, quando tudo estiver pronto para ir ao fogo.
- Use a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento.
- Antes de começar o cozimento, ponha de molho os alimentos mais duros.
- Ponha a panela sempre no meio da chama.
- Use panela tampada, aproveita melhor o calor.
- Use panela de pressão, cozinha mais rápido.
- Com panela pequena, reduza o gás para a chama não se espalhar.
- Reduza a chama quando a água começar a ferver.
- Reduza a chama, quando o forno atingir a temperatura desejada.
- Tenha sempre uma vasilha d'água sobre as panelas. Você terá água quente para colocar nos alimentos que está cozinhando.
- Não deixe ferver mais que o necessário.
- Apague o fogo antes de retirar a panela.
- Quando não estiver utilizando o fogão, mantenha fechado o registro de segurança do mesmo.
- Veja se há vazamentos nas ligações, passando espuma de sabão.
- Chama amarela, suja as panelas e é aviso para regular o fogão ou limpar o queimador.
- Limpe frequentemente os bocais do fogão.
- Botijão cheio pesa 28 kg e o vazio pesa 15 kg. Quando o gás acabar, verifique se o botijão está mais leve mesmo.
- Siga as orientações da companhia de gás.
sábado, 26 de novembro de 2011
Como economizar gás
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Como limpar as pérolas
A pérola é uma gema porosa. O perfume, o laquê, o xampu e os produtos que contém álcool ou ácido e também o suor, podem danificá-la para sempre. Para limpar e conservar o brilho, basta uma flanela seca.
domingo, 20 de novembro de 2011
Como organizar o cardápio de cada dia
A ração dietética ideal é aquela que inclui uma boa variedade de alimentos, proporcionando energia, calor e bom funcionamento orgânico. O alimento não precisa ser muito, mas deve ser de boa qualidade, rico em sais minerais e vitaminas, com as devidas proporções de proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Não usar numa refeição, todos os alimentos de cor amarela, alaranjada ou verde. Pratos de cores variadas estimulam o apetite.
sábado, 19 de novembro de 2011
Como cuidar das gravatas
- Em tempo úmido, deixe o nó da gravata mais solto, a fim de evitar rugas difíceis de tirar.
- Nunca guarde uma gravata sem desmanchar o nó. Após um dia de trabalho, elas querem respirar.
- Guarde as gravatas de crochê enroladas, em vez de pendurá-las (elas esticam com muita facilidade).
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Como abrir a garrafa de rolhas
O jeito de abrir a garrafa é colocar o gargalo em cima do vapor de uma chaleira com água quente. O calor expande o vidro e solta a rolha, com mais facilidade.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Como cuidar da pele em casa
Não se esqueça do pescoço e do colo, nestas áreas, a pele oleosa costuma apresentar cravos e a pele seca pode denunciar a idade de um rosto bem cuidado. Vale um esforço extra. Aproveite desde já os benefícios dos produtos faciais e até mesmo das máscaras nutritivas para usar e abusar dos decotes no verão.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Como cultivar cactos
Entre as coisas mais importantes no cultivo de cactos está o plantio e a rega. Geralmente, faz-se a multiplicação através de mudas, embora os viveiristas prefiram as sementes para obter maior número de plantas.
A terra deve ser preparada misturando partes iguais de terra de jardim, areia grossa, turfa (restos vegetais em decomposição) e um pouco de calcário dolomítico, ou casca de ovo triturada.
Não deixar que a muda fique muito apertada, pois impede a circulação do ar e favorece a doenças.
A rega durante o verão é importante, quando o solo estiver bem seco, não apenas de vez em quando, irrigar completamente.
No outono e no inverno é até aconselhável deixá-los sem água, quando tem perspectiva de florescer.
No fim de novembro a março, por os vasos para fora de casa, na sombra, adubar e regar. A partir daí, retorná-los para dentro, continuar a regar. De junho a agosto, deve manter secos.
Originário do deserto, acostumado a climas quentes, áridos e com muita ventilação, adapta ao meio ambiente uma forma toda própria a sua sobrevivência.
Suas folhas torna-se espinhosas e o caule espesso, conseguindo manter boa reserva de água e suportar as intempéries do tempo. Nem todas as espécies possuem espinhos, algumas das matas brasileiras são lisos lisos, com folhas carnudas e caules achatados, outros tem uma camada protetora de tufos.
Metade de duas mil espécies conhecidas e cultivadas, florescem, dentro de três ou quatro anos. Quando floridas constituem um espetáculo de rara beleza. Mesmo não sendo especialista, perceberá como é fácil ter um jardim dentro de casa e alegrar o ambiente, com esta flor dos desertos.
domingo, 13 de novembro de 2011
Como cuidar da memória
Se a sua memória tem lhe traído ou se vem mesmo sentindo dificuldade em aprender algo novo, experimente enriquecer sua alimentação com vitaminas B1, B6, B12 e zinco. De acordo com estudos de pesquisadores, esses nutrientes favorecem a aprendizagem e a memória. Vale a pena, portanto, incluir na sua dieta, as sementes de abóbora, o gérmen de trigo, o gergelim, o leite, a gema de ovo, o amendoim, a farinha integral e marisco.
domingo, 6 de novembro de 2011
Benefícios do guaco
Com as folhas do guaco se prepara um chá muito bom para reumatismo, artrites e nevralgias, albuminúria, gota e sífilis. O guaco fervido com limão, a noz-moscada e adoçado com mel combate tosses, bronquite, gripes e resfriados, rouquidão, afonia (perda da voz), afecções da garganta e problemas respiratórios. Com poejo, o guaco e folhas da figueira é ótimo fortificante na frieza e fraqueza sexual, regula menstruação e cura tuberculose. O sertanejo não podendo ir ao médico, usava o chá de guaco para diminuir os efeitos de picadas de cobra e outros insetos venenosos.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Como cuidar das unhas
Aproveite o verão, quando as unhas crescem mais depressa, para cuidá-las. Se elas estão frágeis e quebradiças, pode estar abusando de detergentes ou de removedores de esmalte. Gelatina pode ajudar, mas não vai resolver o problema. Procure endurecedores que contenham proteína, colágeno ou acetato de náilon; dificilmente eles provocam reações alérgicas. Além disso use e aplique óleos e cremes especiais, diariamente.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Como fazer um banho relaxante
A receita para um banho de quinze minutos que renova seu astral ao mesmo tempo que ajuda a eliminar toxinas e alivia dores musculares, é fazer um pont-pourri com a erva-cidreira, o eucalipto, o alecrim e a camomila.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Como manter o pique
- Não leve suas preocupações para a cama. Aproveite a hora de dormir para relaxar. Uma boa noite de sono faz maravilhas pelo seu humor e sua pele.
- Não se levante correndo. Espreguice demoradamente, alongando o corpo inteirinho. Assim, você manda o sono embora bem devagar.
- No banho, alterne água morna e fria. O choque térmico ativa sua circulação e deixa você no maior pique.
- Dedique uma parte do seu dia (nem que seja alguns minutos) só para fazer o que mais gosta.
- Depois de almoçar, saia para andar um pouco. Facilita a digestão e deixa você pronto para enfrentar a tarde.
- Sempre que puder, tome uma água-de-coco. Ela funciona como um isotônico natural e deixa você com o maior pique.
- Lave o rosto no meio da tarde, ajuda a refrescar e a tirar a oleosidade excessiva da pele.
- Evite as comidas pesadas, de digestão difícil, que deixam você indisposto e com sono.
- Subir e descer ladeiras é ótimo para mexer com as pernas e para melhorar o fôlego.
- Natação, aeróbica ou ginástica localizada, não importa. O importante é não ficar parado e escolher um exercício que você goste de fazer.